Epigenética: Desvendando os Mistérios da Herança Genética

epigenética

Sumário

Você já ouviu falar em epigenética? Sabe o que é?

A epigenética é uma área da biologia que mostra a influência do meio na forma como os genes herdados são expressos. Um bom exemplo é o caso de gêmeos geneticamente idênticos que podem ter habilidades, saúde e comportamentos distintos. 

Para você entender melhor o que é epigenética, no texto a seguir explicamos seu conceito, aplicação e importância na reprodução assistida. Boa leitura!

O que é Epigenética? 

A Epigenética é definida como a capacidade de mudar características hereditárias sem alterar a estrutura e sequência de DNA. Ou seja, são as modificações químicas e estruturais no material genético capazes de influenciar a forma como os genes são ativados ou desativados.

Para entender melhor este conceito, é interessante conhecer a origem da palavra: “epi “, do grego significa “sobre”, “além”, e genética” se relaciona aos genes e hereditariedade.” Desta forma, epigenética é a área da biologia que estuda as mudanças na expressão gênica que ocorrem acima do nível genético básico. 

Essas mudanças, influenciadas por fatores ambientais, estilo de vida, entre outras,  agem como “gatilhos” ativando ou desativando os genes.  Assim, a epigenética tem atuação direta no funcionamento do organismo.


Epigenética na Reprodução Assistida 

A atuação da epigenética tem grande importância na reprodução assistida,  especialmente quando se pensa nos tratamentos que envolvem doação de óvulos  e/ou útero de substituição.  

Nesse sentido, uma das principais preocupações das mulheres que recorrem a óvulos doados para o tratamento de Fertilização In Vitro (FIV) é a impossibilidade de transmitir ao filho suas características pessoais.  Entretanto, estudos  demonstram que a epigenética e o ambiente de criação têm papéis fundamentais na herança, nos comportamentos e nos vínculos que se formam.

Desta forma, a epigenética pode interferir na forma como o DNA vai funcionar,  agindo na expressão dos genes. Assim, apesar do embrião carregar a herança genética do óvulo doado e do espermatozoide usados na Fertilização in Vitro (FIV), ele pode sofrer influências além da genética.

Inclusive já está comprovado que o ambiente intra-uterino pode promover essas modificações epigenéticas. Assim, mães que passaram por ovodoação tendem a deixar marcas únicas e duradouras no bebê que gestam.  

Essas mudanças podem se manifestar de diversas formas, como no comportamento social, no QI e até mesmo no padrão alimentar dos indivíduos. 

Herança Genética e Epigenética

Como vimos, a epigenética é capaz de causar modificações sobre o DNA que podem influenciar a expressão gênica sem alterar a sequência genética em si.

Nesse contexto, sabemos que os genes são herdados a partir do óvulo e do espermatozóide, entretanto, a maneira como são expressos vai moldar aspectos do ser humano.  

Assim, a ligação da epigenética com a herança genética evidencia a capacidade do material genético ser ajustado a partir de interações dos genes com o meio.

Nesse sentido,  diferentes mecanismos epigenéticos impactam na herança genética como a metilação do DNA e a acetilação de histonas. 

Metilação do DNA 

A metilação causa adição de grupos metil ao DNA, mudando sua estrutura tridimensional. Desta forma, ocorre alteração na capacidade dos genes de serem ativados ou desativados. 

Acetilação das histonas 

As histonas são proteínas que têm importante papel na regulação da expressão gênica. A acetilação, ou a adição de grupos acetil (CH CO) às histonas, modifica estas proteínas afetando sua atuação.

Epigenética e Medicina Contemporânea 

Como vimos, a epigenética estuda como os estímulos do meio são capazes de incitar alguns genes e silenciar outros, influenciando diretamente na atuação dos organismos.

Nesse contexto, a epigenética representa um novo caminho para a medicina contemporânea na tentativa de decifrar os mecanismos causadores de diversas condições de saúde. 

Por outro lado, epigenética também vem ajudando os especialistas a entenderem melhor como fatores ambientais influenciam a saúde. Assim, estudos têm revelado como o estilo de vida, a exposição a toxinas, entre outros fatores, podem causar alterações epigenéticas, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças.

Resumindo, com a epigenética aumentaram as perspectivas para diagnósticos mais precisos, tratamentos individualizados e formas de prevenção eficientes.

Leia também: Material genético: O Que é, Funções e Importância na Reprodução Assistida

Postagens relacionadas

17 abr 2024

Fertilidade

Quem fez quimioterapia pode ter filhos

Quem fez quimioterapia pode ter filhos?

Será que quem fez quimioterapia pode ter filhos? Enfrentar o diagnóstico e o tratamento do câncer é desafiador, podendo impactar diversos aspectos da vida de uma pessoa. Para muitas mulheres, uma das áreas mais afetadas

10 abr 2024

Fertilidade

Homem que fez quimioterapia pode ter filhos

Homem que fez quimioterapia pode ter filhos?

Há muitas dúvidas se homens que fizeram quimioterapia podem ter filhos, pois este tipo de tratamento contra o câncer pode prejudicar a fertilidade.  A relação entre saúde reprodutiva masculina e câncer é complexa, exigindo uma

27 mar 2024

Fertilidade

Herança Epigenética

Herança Epigenética: Influências e Implicações na Reprodução Assistida

Você sabe o que é herança epigenética e qual seu papel na reprodução? A herança epigenética é o resultado da influência do meio e de diferentes  vivências na forma como os genes herdados são expressos.

plugins premium WordPress