A fecundação humana é a união do óvulo (gameta feminino) e do espermatozoide (gameta masculino), resultando no zigoto. Desta forma, esta nova célula que já carrega o DNA com 23 cromossomos da mãe e 23 do pai, corresponde à primeira etapa da vida.
Com objetivo reprodutivo, ou seja, dar origem a um novo ser, a fecundação humana, também chamada de fertilização, acontece normalmente na tuba uterina para depois se deslocar ao útero.
A seguir, vamos descobrir como ocorre a fecundação humana, o que é preciso para que aconteça, quais os sintomas e como se dá a fertilização por tratamentos de Reprodução Assistida.
Como ocorre a fecundação humana?
A fecundação humana é um processo complexo que acontece de forma rápida e sucessiva.
Nesse sentido, quando se dá naturalmente ou seja, através de relação sexual, os espermatozoides são lançados dentro do corpo da mulher na ejaculação e fazem uma verdadeira corrida até a tuba uterina. Desta forma, milhões de espermatozoides vão em busca do óvulo; porém, apenas um deles conseguirá fecundá-lo.
Conheça cada etapa da fecundação humana:
Coroa Radiada
O óvulo após ser liberado, emite sinais químicos para atrair os espermatozoides em sua direção. O primeiro obstáculo é atravessar a coroa radiada, camada externa do gameta feminino, que possui duas ou três membranas de células.
Zona Pelúcida ou Envelope Vitelínico
O segundo desafio do espermatozoide é penetrar na zona pelúcida, uma membrana composta por uma camada grossa de glicoproteínas e células que protegem o óvulo. Assim que o espermatozoide entra nesta camada, ela torna-se impermeável, impossibilitando a penetração de outros espermatozoides.
Fusão das Membranas
Nesta terceira fase da fecundação acontece a fusão das membranas plasmáticas dos gametas.
Condensação dos Cromossomos Maternos
Nesta etapa acontece a segunda divisão meiótica com a condensação dos cromossomos maternos.
Pronúcleos Femininos e Masculinos
No processo da fecundação humana, os núcleos dos gametas aumentam para pronúcleo feminino e pronúcleo masculino.
Zigoto
A união de ambos os pronúcleos forma uma estrutura geneticamente única com informações do DNA do pai e da mãe. Desta forma, esta nova célula é chamada de Zigoto, e se desloca até o útero para se fixar no endométrio.
Clivagem
A partir da formação do Zigoto começa um processo de clivagem ou divisões celulares que dá origem a muitas células chamadas de blastômeros. Nesse sentido, a clivagem marca o início do desenvolvimento embrionário.
Mórula
É a massa de 10 a 30 células resultante da clivagem do zigoto. A mórula acontece cerca de 4 dias após a fecundação, quando o pré-embrião está prestes a chegar ao útero.
Blastocisto
O blastocisto é um embrião composto por cerca de 150 a 200 células, o que acontece normalmente entre 5 e 7 dias de fecundação. É nessa etapa de desenvolvimento que acontece a implantação do embrião no endométrio.
Quanto tempo demora a fecundação humana?
Como já vimos, para que a fecundação humana aconteça é necessário que o óvulo e o espermatozoide se unam dando origem ao zigoto. A partir daí, ocorre o desenvolvimento embrionário que passa por diversas fases até chegar à blastocisto para conseguir se fixar no útero e começar de fato a gestação. Todo este processo pode durar de 5 a 7 dias.
Confira como acontece o desenvolvimento do embrião:
- D1 – Primeiro dia de desenvolvimento, ocorre quando os dois gametas (óvulo e espermatozoide) se fundem para formar uma única estrutura, chamada de zigoto
- D2 – Segundo dia após a fertilização: Nesta fase o embrião possui de 2 a 4 células;
- D3 – Terceiro dia a fertilização: Aqui o embrião deve possuir de 6 a 10 células;
- D4 – Quarto dia após a fertilização: O embrião deve estar em estágio de mórula, com cerca de 32 a 64 células compactadas;
- D5 – Quinto dia após a fertilização: O embrião chega ao estágio de blastocisto. Neste momento, ele já conta com 150 células e está em estágio ideal para se fixar ao útero. Todavia, alguns embriões podem apresentar um crescimento mais lento e chegar ao estágio de blastocisto no dia 6 (D6), ou ainda, no sétimo dia de desenvolvimento (D7), também possuindo chances de gravidez.
A partir daí, o blastocisto leva aproximadamente 3 dias para o processo de implantação no útero. Nesse sentido, no primeiro dia, ele se une às paredes uterinas. No segundo estágio, o embrião transpassa a parede uterina para ficar protegido, aderindo-se ao endométrio. E no terceiro estágio, a fixação no útero é completa, ou seja, é iniciada a gestação.
Pode ocorrer fecundação no mesmo dia da relação?
Sim! Sabe-se que o espermatozoide pode chegar às trompas cerca de 90 segundos após a ejaculação. Nesse sentido, se a mulher tiver ovulado naquele dia, a fecundação, ou seja, o encontro dos gametas ocorre imediatamente.
No entanto, como já mencionamos, todo o processo da fecundação humana possui etapas, levando de 5 a 7 dias para o desenvolvimento embrionário e mais 3 dias para a implantação do embrião no útero.
O que é preciso para que ocorra a fecundação humana?
Já explicamos que para a fecundação acontecer é necessário o encontro do óvulo com o espermatozoide. No entanto, isso só pode ocorrer se a mulher estiver no seu período fértil, ou seja, ovulando.
Neste sentido, quando o óvulo é liberado ele vai para a tuba uterina onde sobrevive até 24 horas, período em que pode ser fecundado. Além disso, é necessário também que o espermatozoide chegue até o óvulo. Sabemos que o gameta masculino dura de 3 a 7 dias dentro do corpo da mulher, sendo mais ativo nas primeiras 48 horas.
Sintomas de implantação do embrião
Algumas mulheres desconfiam que estão grávidas, através de alguns sintomas.
Neste sentido, é bem comum o surgimento de um pequeno sangramento rosa claro, além de dores abdominais, sinais de que o embrião se fixou na parede do útero materno.
Este processo de implantação do embrião no endométrio, chamado de nidação, acontece 4 a 8 dias após a fertilização do óvulo. No entanto, existem outros sinais que podem indicar uma gravidez. Veja quais são:
- Sonolência;
- Cansaço;
- Dor de cabeça leve e persistente;
- Seios inchados e doloridos;
- Atraso da menstruação;
- Enjoos pela manhã.
- Intolerância com determinados odores (perfumes, temperos)
Qual o sinal de que não tive uma implantação?
Se houver a implantação do blastocisto na parede do endométrio uterino, iniciará a gravidez. No entanto, se não ocorrer o encontro dos gametas e nem o desenvolvimento correto do embrião, o espessamento do endométrio será eliminado no final do ciclo menstrual. Nesse sentido, o principal sinal de que a implantação não está ocorrendo é a menstruação.
Fecundação humana por meio de Reprodução Assistida
Como mencionamos, a fecundação humana pode acontecer naturalmente através da relação sexual.
Porém, seja por problemas de infertilidade masculina ou feminina, ou para casais homoafetivos que querem gerar um bebê, esse tipo de fecundação não tem como acontecer. Desta forma, é possível recorrer à Reprodução Assistida para realizar o sonho de ter um filho.
Veja os principais tratamentos que possibilitam a fecundação do óvulo:
Coito Programado
O coito programado é uma técnica de Reprodução Assistida, de baixa complexidade, baseada no acompanhamento do ciclo menstrual feminino para se determinar o período fértil da mulher. Além disso, pode-se usar medicamentos indutores de ovulação para aumentar as chances de sucesso de uma gestação. Dessa forma, é possível saber qual o momento mais propício para a gravidez acontecer.
Nesse sentido, o tratamento é útil para otimizar o encontro do espermatozoide com o óvulo dentro do organismo da mulher, aumentando a probabilidade de fecundação. Para isso, monitora-se o processo com exames de ultrassonografia transvaginal, a cada 2 ou 3 dias, o que permite acompanhar a ovulação. Assim, o médico pode orientar o casal quando as relações sexuais devem ocorrer.
Inseminação artificial (IA)
A técnica da Inseminação Artificial ou intrauterina, é indicada especialmente para os casos em que os espermatozoides não conseguem chegar ao óvulo na tuba uterina (por alguma obstrução ou devido ao número reduzido de espermatozoides ou uma redução de sua velocidade). O sêmen é preparado e inserido diretamente no interior do útero, facilitando a fertilização.
Etapas do tratamento de Inseminação Artificial:
- Indução da ovulação: A mulher passa por uma indução de ovulação através de hormônios, com objetivo de liberar um óvulo em uma data determinada;
- Coleta de Sêmen: Os espermatozoides são obtidos através de masturbação ou também podem ser aspirados diretamente dos testículos;
- O sêmen é depositado no útero para facilitar a fecundação.
Fertilização In Vitro (FIV)
A Fertilização In Vitro (FIV) é considerada uma revolução na medicina. Ela foi desenvolvida inicialmente para casos de fator tubário. Além disso, passou a ser indicada também para situações de infertilidade masculina ou feminina, endometriose, esterilidade sem causa aparente e idade avançada da mulher.
Nesse sentido, na técnica de Fertilização In Vitro, os óvulos são fertilizados fora do corpo da mulher, e os gametas são unidos em laboratório. Assim, uma vez formado o embrião, ele é transferido diretamente ao útero onde vai ocorrer a gestação.
Etapas do tratamento de Fertilização In Vitro
- Indução da ovulação: A mulher passa por estimulação ovariana com uso de hormônios. Os óvulos são captados do ovário por punção transvaginal e o objetivo é coletar o maior número possível por ciclo;
- Coleta de Sêmen: Os espermatozoides são obtidos através de masturbação ou também podem ser obtidos diretamente dos testículos;
- A fertilização ocorre pela injeção de um único espermatozoide no óvulo através de uma micro agulha (ICSI) com a consequente formação dos embriões;
- Transferência do embrião ao útero: Após 3 a 5 dias de cultivo dos embriões em meio de cultura e mantidos em estufa, estes são transferidos para o útero através de um cateter.
Saiba como a clínica Nilo Frantz auxilia na fecundação humana
Nos casos em que a fecundação humana não acontece de forma natural, ou seja, quando o casal demora mais de um ano para engravidar sem o uso de contraceptivos, ele deve procurar uma clínica de Reprodução Assistida. Nesse sentido, a Nilo Frantz Medicina Reprodutiva é uma das mais conceituadas do Brasil, e tem larga experiência em tratar casos de infertilidade feminina e masculina.
Desta forma, com unidades em São Paulo e no Rio Grande do Sul, a Nilo Frantz conta com uma equipe multidisciplinar qualificada e experiente, além de um laboratório de embriologia de primeira linha que garante altas taxas de sucesso dos tratamentos. Sendo assim, a clínica oferece o que há de mais avançado, seguro e confiável em termos de procedimentos de Reprodução Assistida.
Entre os principais podemos citar:
- Investigação da Infertilidade feminina;
- Investigação masculina;
- Congelamento de óvulos;
- Coito programado;
- Fertilização In Vitro (FIV);
- Maturação In Vitro de óvulos (IMV);
- Inseminação Intra-uterina (IIU);
- Ovodoação (adoção de óvulos);
- Útero de substituição.
Um bom diagnóstico é o primeiro passo para escolher uma técnica de Reprodução Assistida. Saiba mais sobre o assunto baixando nosso e-book gratuito!