A fertilidade masculina é afetada pela idade?

A fertilidade masculina é afetada pela idade?

Aqui no blog já falamos algumas vezes sobre a fertilidade feminina e a relação com a idade.

No entanto, existem também algumas pesquisas científicas que estudam o impacto da idade do homem na concepção de uma criança.

Essas pesquisas identificaram como o envelhecimento masculino pode dificultar a gravidez espontânea da mulher e, além disso, como pode comprometer o desenvolvimento e a saúde do bebê.

Neste sentido, preparei este artigo para que você conheça como a fertilidade masculina é afetada pela idade.

Boa leitura!

Fertilidade  masculina

A fertilidade do homem começa a partir do momento em que seus os órgãos sexuais estão maduros e capazes de produzir espermatozoides, o que acontece por volta dos 12 anos de idade.

Desta forma, se não houver nenhuma alteração que interfira no processo de produção de espermatozoides,o homem pode ser manter fértil até a chamada andropausa, que é o equivalente masculino da menopausa.

Geralmente, os primeiros sintomas da andropausa surgem entre os 50 e 60 anos e se caracteriza pela diminuição da produção de testosterona, que tem uma influência direta na capacidade de produção de espermatozoides. Porém, esse fator pode ser controlado por meio de reposição hormonal de testosterona, de acordo com orientação e acompanhamento de um médico especializado.

No entanto, a produção de espermatozoides viáveis ainda pode acontecer, apesar da diminuição da concentração de testosterona ao longo do tempo. Ou seja, o homem continua fértil mesmo com uma idade mais avançada.

A relação da idade com a fertilidade masculina

Embora continue produzindo espermatozóides, o avanço da idade tem uma certa influência na fertilidade masculina. Isso porque a partir dos 40 anos de idade, os níveis de testosterona no organismo começam a diminuir em média 1% por ano.

Além disso, apesar da produção diária de espermatozóides permanecer constante, a motilidade espermática cai em média 7% por ano, o que provoca uma diminuição no volume de ejaculação.

De acordo com uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Harvard e Centro Médico Diaconisa Beth Israel nos Estados Unidos, a idade do homem tem um impacto significativo sobre as chances de um casal ter filhos de forma natural.

Para a realização deste estudo, foram analisados os relatórios de 19 mil fertilizações in vitro (FIV) feitas na região de Boston entre 2000 e 2014. As pessoas envolvidas na pesquisa foram divididas em quatro faixas etárias:

O estudo concluiu que as mulheres entre 40 e 42 têm as menores chances de engravidar. Nesse caso, devido à baixa probabilidade de conceber, a influência da idade masculina não foi levada em consideração.

Já no grupo que possui entre 35 e 40 anos, as mulheres dessa idade que tentam conceber um filho com homens de idade similar, geram bebês em 54% dos casos. No entanto, quando tentam com homens em idade inferior a 30 anos, as chances de gravidez sobem para 70%.

As mulheres com idade inferior a 30 anos, com parceiros com idade superior a 30 têm 73% de chance de ter um bebê, sendo que essa taxa cai para 46% quando os homens estão entre 40 e 42 anos.

Por fim, mulheres entre 30 e 35 anos, têm 50% de chances de engravidar de parceiros com idade similar, e o número cai para 46% com homens mais velhos.

Além desses dados, outro ponto importante que pode impactar a fertilidade masculina é a fragmentação do DNA do espermatozóide que aumenta com o avanço da idade, dificultando a gravidez espontânea. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais os bancos de sêmen no Brasil não aceitam doadores com idade superior a 50 anos.

Sendo assim, à medida que os homens envelhecem, ocorrem alterações genéticas com frequência e por isso, o controle de produção de espermatozóide deve ser mais rígido. Com a idade, as anormalidades cromossômicas aumentam, e as mutações genéticas no DNA do espermatozóide podem gerar crianças com doenças raras.

Além disso, é importante ressaltar que mesmo após uma concepção bem sucedida, a idade paterna avançada pode estar associada a outros problemas de gravidez, como por exemplo, abortos espontâneos, partos prematuros e mortes fetais.

Outro fator importante a levar em consideração é que existem estudos científicos indicando que as chances dos filhos nascerem ou desenvolverem certas doenças aumentam nos casos em que o pai tem mais de 42 anos. Alguns exemplos são:

Exames de avaliação da fertilidade masculina

Atualmente, existem vários métodos capazes de diagnosticar as características e capacidade de produção de espermatozóides. Para isso, o médico poderá solicitar os seguintes exames:

Espermograma

Através deste exame, são avaliadas as características do sêmen, como por exemplo, viscosidade, pH, quantidade de espermatozoides por ml de sêmen, forma, motilidade e concentração de espermatozoides vivos.

Dosagem de testosterona

Este exame serve para mensurar os níveis de testosterona, sendo que esse hormônio é responsável por estimular a produção de espermatozóides.

Teste pós coito

O teste pós-coito verifica a capacidade do espermatozóide em se movimentar pelo muco cervical e fertilizar o óvulo.

Para um diagnóstico mais preciso, o urologista poderá solicitar a ultrassonografia testicular, objetivando verificar qualquer alteração nos testículos que possa interferir na fertilidade masculina.

Considerações finais

Como vimos, a idade tem influência na fertilidade masculina. Embora muitas vezes os diagnósticos de infertilidade não levem em consideração a influência da idade masculina na gravidez, estudos recentes revelaram que o envelhecimento masculino diminui a quantidade, qualidade, volume e motilidade dos espermatozóides.

Sendo assim, os casais que procuram ajuda especializada para conceber um filho, devem fazer uma avaliação em conjunto para garantir o sucesso do tratamento.

Se você achou que o nosso post ajudou você a esclarecer dúvidas sobre a relação da idade com fertilidade masculina, clique aqui e conheça as melhores técnicas de medicina reprodutiva do Brasil.

O nosso compromisso maior é gerar possibilidades para a vida.

Autor: nilofrantz
Publicado há 2 semanas

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.

As pessoas também estão lendo...