Para outubro, mês dedicado ao alerta sobre o câncer de mama, a Nilo Frantz Medicina Reprodutiva chama a atenção para a Preservação da Fertilidade em pacientes com este diagnóstico.
Os tratamentos para o câncer de mama podem comprometer a fertilidade da mulher, pois são prejudiciais para os ovários. Felizmente, hoje já existem técnicas para preservar a fertilidade feminina em pacientes oncológicas, entre elas o congelamento de óvulos (e embriões). Uma vez que os óvulos são retirados antes do inicio do tratamento e criopreservados, poderão ser utilizados futuramente, quando a paciente já estiver tratada e apta a engravidar. Os especialistas em reprodução assistida ainda alertam que a preservação da fertilidade nestes casos não posterga e nem piora o prognóstico do tratamento.
Para o Dr. Nilo Frantz, os pacientes jovens precisam priorizar o tratamento do câncer, mas também pensar na possibilidade de preservar a fertilidade. “Tem que haver integração entre as equipes médicas para que depois da cura, esta paciente também consiga realizar o sonho da maternidade. Isto é possível e cada vez mais realizado nos dias de hoje” comenta o especialista.