A chance de um casal sem qualquer problema de infertilidade conseguir engravidar naturalmente, é relativamente baixa. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, as chances de um casal jovem e saudável engravidar espontaneamente é de cerca de 15 a 20% a cada ciclo menstrual da mulher.
Se após um ano de relações sexuais regulares, sem usar nenhum método contraceptivo, o casal não conseguir ter um filho, é necessário avaliar as causas que possam estar dificultando a gravidez, e, se necessário e possível, iniciar o tratamento o quanto antes.
Para isso, o recomendado é procurar uma clínica especializada em reprodução humana, e para ajudar nessa escolha, elaboramos este artigo sobre como buscar pela melhor clínica de reprodução assistida.
Boa leitura!
Como escolher uma clínica de reprodução?
O processo da reprodução humana assistida exige paciência, pois é carregado de expectativas e uma grande carga emocional.
Por esse motivo, a escolha da clínica de reprodução assistida é uma das decisões mais importantes de todo esse processo.
Os tratamentos são indicados para casais que foram diagnosticados com algum problema de infertilidade, como endometriose (no caso das mulheres) e azoospermia (no caso dos homens) entre outros.
Mas, as causas da infertilidade variam de casal para casal, e o médico especialista em medicina reprodutiva é o profissional mais qualificado para diagnosticar a situação.
Sendo assim, para escolher a melhor clínica de reprodução assistida, é necessário levar em consideração os seguintes fatores:
A equipe médica
O primeiro contato com a clínica de fertilização é realizado através do agendamento da consulta.
Durante a consulta com o médico especialista em reprodução, é importante que você tenha um atendimento individualizado, já que nas consultas são analisados diversos fatores da sua intimidade.
Sendo assim, é imprescindível que você se sinta à vontade para contar a sua história, que veja que o médico presta atenção e dedica o cuidado necessário para a sua situação.
As indicações de amigas e parentes são sempre importantes, mas o que mais importa para a tomada de decisão, é a sua opinião quando tiver contato com o profissional.
A estrutura da clínica
As técnicas de reprodução assistida envolvem a fecundação do óvulo em um ambiente laboratorial equipado e adequado para geração de um pré-embrião, que, posteriormente, será colocado no útero para dar continuidade ao processo.
Os métodos e as técnicas utilizadas nos tratamentos de reprodução assistida exigem um controle de qualidade rigoroso de todas as etapas.
Os laboratórios e equipamentos devem estar de acordo com os padrões de qualidade internacionais e o local deve estar preparado para realizar todos os exames e procedimentos necessários para garantir o sucesso do tratamento, tais como:
- Ultrassonografia;
- Indução da ovulação;
- Coleta embrionária;
- Laboratório equipado com tecnologia avançada;
- Sala de procedimentos;
- Sala de recuperação;
- Monitoramento 24 horas;
- Entre outros.
Conforto e privacidade
Além de todos os fatores que mencionamos anteriormente, é fundamental que você se sinta confortável e segura no ambiente. Os tratamentos de reprodução assistida exigem muitas visitas à clínica e por esse motivo, é fundamental que você se sinta bem no local.
Um ambiente agradável e acolhedor pode fazer toda a diferença em momentos de maior fragilidade.
Quando procurar uma clínica de reprodução assistida?
Antes de procurar uma clínica de reprodução assistida, é importante lembrar que existe um tempo de espera considerado normal para engravidar. Esse período é de 12 ciclos menstruais, sem o uso de anticoncepcionais e mantendo relações sexuais regulares.
Porém, nos casos em que a paciente já foi diagnosticada com algum problema de infertilidade, como predisposição genética, endometriose, pacientes oncológicos ou mulheres com idade superior a 35 anos, o ideal é consultar um especialista o quanto antes.
Considerações finais
Como vimos ao longo deste artigo, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a melhor clínica de reprodução assistida para realizar o seu tratamento.
Após chegar a uma conclusão, cabe ao casal avaliar todas as variáveis, como confiança na equipe médica, estrutura, conforto, privacidade e que ofereça as melhores condições para atender às expectativas e necessidades dos pacientes.
Aliás, para saber mais informações relacionada a este mesmo assunto, sugerimos a leitura de dois artigos que publicamos aqui no blog. Para conferir, clique nos links:
O que esperar da consulta com um especialista em fertilidade?
Qual o momento de buscar orientação médica para engravidar?
Se você achou que o nosso post ajudou você saber como procurar a melhor clínica de reprodução assistida, clique aqui e conheça as melhores técnicas de medicina reprodutiva do Brasil.
O nosso compromisso maior é gerar possibilidades para a vida.