Como me preparar para a Fertilização in vitro?

Como me preparar para a Fertilização in vitro?

O tratamento de fertilização in vitro tem ajuda milhares de casais ao redor do mundo a realizar o sonho de ter filhos.

A fertilização in vitro é uma das técnicas de reprodução assistida com as maiores taxas de sucessos e é recomendada para os mais diversos problemas de infertilidade.

O tratamento consiste em algumas etapas que, por vezes, podem ser desgastantes para o casal. No entanto, existem algumas formas para se preparar para a realização do tratamento.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você conheça como se preparar para a fertilização in vitro.

Boa leitura!

O que é e como funciona a Fertilização In Vitro?

A fertilização in vitro consiste na fecundação do óvulo com o espermatozóide em ambiente laboratorial. 

O processo in vitro requer o cultivo em laboratório para que os médicos acompanhem o desenvolvimento dos embriões e posterior transferência para o útero materno.

O tratamento consiste nas seguintes etapas:

1. Consulta

Antes de qualquer coisa, é preciso saber os motivos que estão causando a dificuldade de engravidar. Para tal, é necessário realizar uma consulta com médicos especializados em reprodução humana.

2. Estimulação ovariana

A estimulação ovariana é um processo que tem como principal objetivo aumentar o número de óvulos produzidos. A técnica é realizada através da injeção de medicamentos que estimulam os ovários a produzir mais óvulos, para obter um número maior de embriões.

3. Punção em laboratório

Esta etapa é dividida em três fases:

Punção folicular

Quando os folículos alcançam o tamanho adequado e uma quantidade de óvulos aceitável, é administrada uma injeção de hCG para induzir o amadurecimento do óvulo. A punção folicular pode, então, ser agendada para 36 horas após a aplicação de hCG. 

Fecundação de óvulos

Após a punção folicular e a coleta dos espermatozóides, começa o processo de fecundação dos óvulos em laboratório. Este processo é realizado através da técnica de fertilização in vitro tradicional ou da injeção de um espermatozóide no óvulo (ICSI).

Cultivo embrionário

Quando há fecundação dos óvulos, eles são observados no laboratório e classificados de acordo com a sua morfologia e capacidade de divisão. Nem todos os embriões vão se desenvolver normalmente e alguns podem ser considerados inviáveis. Os embriões saudáveis são separados para a etapa de transferência embrionária. 

4. Transferência embrionária

Nesta etapa do tratamento, são selecionados os melhores embriões e introduzidos dentro do útero materno.

5. Teste de gravidez

11 dias depois da transferência embrionária, é realizado um teste de gravidez, para avaliar o resultado do tratamento.

6. Ultrassonografia

Se confirmada a gestação, é chegada a hora do primeiro ultrassom de gravidez. Duas semanas após o teste de gravidez positivo.

Dicas para se preparar para a Fertilização In Vitro

Como mencionamos no tópico anterior, o tratamento de fertilização in vitro passa por diversas etapas, que podem ser um pouco desgastantes para o casal a nível emocional e físico. 

A seguir listamos algumas dicas para ajudar você a se preparar melhor para a FIV. 

Alivie o estresse

Busque realizar atividades que lhe dê prazer, às vezes coisas simples do dia a dia, como uma massagem, assistir um filme,  jantar com amigos ou viajar podem ser ótimas formas para relaxar.

Participe de grupos de apoio

O tratamento de fertilização in vitro envolve aspectos da sua intimidade que podem ser difícei de compartilhar com familiares e amigos, especialmente com pessoas que não estão familiarizadas com a infertilidade.

Por esse motivo, é fundamental escolher uma clínica que ofereça acompanhamento psicológico com especialistas e além disso, existem vários grupos de discussão e apoio on-line, formados por pessoas que estão passando pela mesma situação.

Mantenha uma dieta saudável

Além de grupos de apoio e acompanhamento psicológico, algumas clínicas também oferecem o acompanhamento de um nutricionista para orientá-la sobre como manter uma dieta equilibrada. Manter uma alimentação saudável é fundamental para o sucesso do tratamento.

Informe-se e tire todas as suas dúvidas

Outro aspecto importante para a preparação da fertilização in vitro, é obter o máximo de informação possível sobre o assunto. 

Visite o site da clínica, consulte o material disponível e tire todas as suas dúvidas com os especialistas. 

Terapias de relaxamento

Uma dica importante, que pode fazer toda a diferença para que você possa relaxar durante o período de tratamento são terapias complementares de relaxamento, como por exemplo, acupuntura, massagem terapêutica.

Pare com os excessos

Durante o tratamento é importante tentar manter o foco, principalmente nas etapas mais cansativas do tratamento, por esse motivo é necessário fazer um esforço para evitar excessos na sua vida: excesso de trabalho, de peso, de coisas para fazer, de exercício físico, entre outros.

Em resumo, livre-se dos excessos

Realize exercícios físicos

Realizar atividades físicas é sempre bom para a sua saúde. Vale ressaltar que mesmo uma pequena perda de peso pode ser um grande passo rumo ao sucesso no tratamento de infertilidade, por esse motivo, realizar exercícios físicos, consulte um preparador físico e claro, cuidado com a alimentação.

Considerações finais

Como vimos ao longo deste artigo, o tratamento de fertilização in vitro exige alguns cuidados para aumentar as chances de sucesso.

Durante a realização do tratamento, é fundamental adotar algumas medidas e precauções para enfrentar todas as etapas do tratamento.

Tratamentos de infertilidade podem ser desgastantes tanto a nível emocional como a nível físico, por esse motivo, é fundamental encontrar uma clínica de medicina reprodutiva com uma equipe de profissionais multidisciplinar, que possa orientá-la sobre as melhores práticas para se preparar para a Fertilização In Vitro.

Se você achou que o nosso post ajudou você a conhecer mais acerca da preparação para a fertilização in vitro, clique aqui e fique por dentro das melhores técnicas de medicina reprodutiva do Brasil.

O nosso compromisso maior é gerar possibilidades para a vida.

Autor: Dr. Marcelo Ferreira - CRM 16677
Publicado há 2 semanas

mail_outline
A gente notifica você sempre que tivermos novidades. Deixe seu nome e e-mail.