Embriologia Novela Segundo Sol não traz a realidade sobre doação de esperma. Confira o que realmente é permitido no país.
03/10/2018

A novela Segundo Sol da Rede Globo trouxe à tona o assunto da doação de esperma para que um casal de mulheres pudesse ter o sonho da maternidade realizado. Entretanto, o folhetim das 21h não retratou a realidade das regras permitidas no Brasil.

 Na novela, a personagem de Maura (Nanda Costa) escolheu Ionan (Armando Babaioff) para doar sêmen e ser pai biológico de seu filho com Selma (Carol Fazu). O casal homoafetivo de Segundo Sol enfrentou uma crise para decidir como conceber um bebê, e a policial, que não queria ter um filho de um doador desconhecido, convenceu a parceira a aceitar o sêmen de Ionan, seu colega de trabalho na delegacia de polícia.

A novela mostra a cena em que Ionan está na clínica junto com Maura e Selma para fazer a doação do esperma, mas isto é proibido no Brasil. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), toda doação de gametas (sêmen e óvulos) deve ser anônima e sem nenhum tipo de envolvimento financeiro – ao contrário de outros países, como os EUA, por exemplo, em que a identidade do doador pode ser revelada.  No Brasil, qualquer casal que queira ter filhos através de técnicas de reprodução assistida com sêmen ou óvulos doados não pode conhecer o doador e nem o doador conhecer o receptor. Confira abaixo o processo de doação de sêmen no país:

Quem pode doar?

Qualquer pessoa pode se candidatar a ser um doador desde que tenha entre 18 a 40 anos. A doação é voluntária e gratuita, visto que a legislação brasileira não permite o comércio nem a remuneração desse serviço. Também é solicitada uma análise criteriosa da saúde do doador, que não pode ter histórico de doença genética ou crônica própria ou na família, nem de doenças sexualmente transmissíveis e malformações.

Quais características que podem ser reveladas sobre o doador?

Se a mulher tiver interesse ela pode saber um pouco mais sobre o pai biológico do seu futuro filho. No Brasil é possível ter conhecimento sobre algumas características do doador como fator ABO, RH, raça, origem étnica, religião, cor de pele, cor e textura dos cabelos, cor dos olhos, altura, peso, ocupação, hobby, se é fumante, entre outras.

Se você tiver mais interesse sobre o assunto entre em contato com a Nilo Frantz Medicina Reprodutiva através do email: enfermagem@nilofrantz.com.br ou pelo telefone : (51) 3328.4680

EnglishPortugueseSpanish