Clinica VERÃO: BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS DA ESTAÇÃO
23/01/2018

shutterstock_622381799 2

O verão, assim como as outras estações do ano, fornece uma vasta variedade de alimentos naturais, ricos em componentes nutricionais e que têm uma grande importância para a saúde das pessoas, especialmente para quem quer engravidar.

Sabe-se que uma alimentação correta potencializa a fertilidade espontânea e afeta positivamente os tratamentos de reprodução assistida.

De acordo com cada região, temos os mais variados tipos de frutas, verduras, legumes e peixes. Alimentos estes, que são mais leves e facilitam a digestão em dias quentes, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e são ricos em fitoquímicos, que favorecem a saúde das células, como os gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozóides).

Em qualquer estação do ano, sempre que possível, deve-se escolher alimentos orgânicos, frescos e variar por cores, pois cada uma concentra um nutriente diferente.

Deve-se dar preferência às frutas in natura, que são ricas em fibras e saciam mais. No verão, encontramos com facilidade as frutas vermelhas, como o mirtilo, amora, cereja e framboesa, que têm menos calorias e são ricas em nutrientes.

Como é uma estação quente, precisamos estar atentos também à hidratação do corpo, e a melhor opção é sempre a água. Pura ou com folhas de hortelã que é refrescante, ou com frutas em rodelas como o limão, a laranja ou grãos de romã, que dão uma cor e sabor especial, tornando-a mais atrativa.

Também nesta época do ano, é fácil encontrar a água de coco na forma natural, que é rica em vitaminas e minerais, tem baixa caloria e é uma excelente forma de hidratar.

Alguns chás gelados, sem adoçar, também são boas opções, e não interferem na fertilidade, como a camomila que é anti-inflamatória e a hortelã, que ajuda no processo digestivo.

Os smoothies, bebidas refrescantes, também são bem adequados no verão. Feitos à base de frutas combinadas, adicionados de iogurte natural, sorvete de frutas sem açúcar ou leite de coco ou de amêndoas.

O verão combina com refeições leves, de fácil digestão e atividades físicas ao ar livre.

EnglishPortugueseSpanish