CUIDADOS NUTRICIONAIS NA CONCEPÇÃO

O Centro de Reprodução Humana Nilo Frantz oferece aos seus pacientes um serviço nutricional especializado. De acordo com a nutricionista Rosa Silvestrim, uma alimentação balanceada com nutrientes e antioxidantes específicos ajudam a manter a saúde dos órgãos reprodutores. Os alimentos a seguir são fontes de nutrientes envolvidos com a concepção e devem ser consumidos, pois ajudam a corrigir fatores relacionados à infertilidade.

RELAÇÃO PESO VERSUS FERTILIDADE

A desordem no peso corporal é uma das causas potenciais de falha na reprodução nos casais. Doze por cento ou mais dos casais inférteis apresentam alteração em seu peso corporal ideal como a causa de sua infertilidade.

A gordura corporal tem um papel crítico na reprodução humana. Tanto o excesso como a deficiência de gordura corpórea lideram as falhas na reprodução. Mulheres com baixo peso (pouca gordura corporal), por exemplo, ou com sobrepeso (muita gordura corporal) podem apresentar ciclos irregulares, nos quais a ovulação não ocorre ou é inadequada.

Nos casos de obesidade, a perda de peso de 5 e 10% pode melhorar os índices de ovulação e de gravidez. No caso dos homens, o excesso de peso provoca baixos níveis de testosterona e a qualidade do sêmen diminui. Essas desordens do peso corporal são corrigidas através de uma dieta apropriada.

Diferentes pesquisas mostram a importância dos seguintes antioxidantes:

  1. Vitamina E, C e carotenóides podem manter a integridade genética das células dos espermatozóides;
  2. Selênio e vitamina E melhoram a motilidade e a morfologia do espermatozóide;
  3. Vitamina C e D são importantes para a qualidade do sêmen e para as funções reprodutivas;
  4. Zinco tem importante papel no desenvolvimento testicular normal, na espermatogênese e na motilidade;
  5. Folato está envolvido na síntese de RNA e DNA.

Um estudo sobre o uso de multivitaminas e infertilidade ovulatória mostra que o uso de multivitaminas pode melhorar também a infertilidade feminina. Contudo, a deficiência nutricional pode ser tratada e prevenida.

CALCULE SUA MASSA CORPORAL

Calcular peso ideal através do Índice de Massa Corporal (IMC), é uma das formas para saber como está seu peso, de forma simples e rápida.Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o cálculo do peso ideal é feito pela fórmula do IMC = peso / (altura x altura).Esse cálculo é um indicador do seu peso ideal, mas fatores como sexo, idade, condicionamento físico, … devem ser levados em conta.