O novembro azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais presente entre os homens brasileiros.

A boa notícia é que quando diagnosticado precocemente, pode atingir uma taxa de cura de 90%, por isso a importância de se realizar os exames preventivos como dosagem sanguínea do PSA e o exame de toque retal .

Segundo o urologista do Centro de Reprodução Humana Nilo Frantz, Dr. Caio Schmitt, é preciso estar sempre atento já que em muitos casos os pacientes não apresentam sintomas como dificuldade e dor para urinar, sangue na urina, dor óssea, perda de peso, mal-estar entre outros.
“ Quando esses sintomas se manifestam , 95% dos homens já estão com a doença em estágio avançado, com pouca chance de cura. Por isso, embora ainda exista muito preconceito, a melhor forma de se proteger é realizar os exames preventivos e procurar um urologista periodicamente para acompanhar a saúde de forma global,” reforça Dr.Caio.

O alerta vale para todos, especialmente para quem tem mais de 45 anos de idade e/ou história familiar de câncer de próstata. Não deixe para depois, cuide da sua saúde hoje, e sempre.