ecógrafoA endometriose, doença que atinge 10% das mulheres no mundo todo é uma das grandes causas da infertilidade e tem sido um dos principais focos de atuação do Centro de Reprodução Humana Nilo Frantz. Por isso, esta enfermidade que acomete 6 milhões de brasileiras deixando 80% delas inférteis, é sempre tema de destaque do Simpósio Internacional Nilo Frantz, evento que acontece a cada dois anos e reúne importantes nomes mundiais da Reprodução Assistida em Porto Alegre.

Duas das maiores autoridades sobre o tema, Dr. Jacques Donnez, da Bélgica e o francês Dr. Charles Chapron participaram das edições de 2013 e 2015 e chamaram a atenção da comunidade médica para o desafio de se buscar formas não invasivas de diagnóstico da doença, diferente da tradicional técnica cirúrgica da laparoscopia.

Nos últimos anos, os métodos de diagnóstico por imagem evoluíram e têm assumindo papel fundamental nos tratamentos nas áreas da ginecologia, obstetrícia e reprodução assistida. A metodologia para o diagnóstico da endometriose usada atualmente é baseada na ultrassonografia, aliando equipamentos de ponta e profissionais qualificados, especialmente treinados para realizar o exame. Desta forma temos hoje procedimentos precisos não invasivos e a conseqüente diminuição no número de cirurgias.

O Centro de Reprodução Humana Nilo Frantz, sempre focado em disponibilizar à seus pacientes o que há de mais atual e eficiente no diagnóstico e tratamento da infertilidade, acaba de adquirir um dos mais modernos ecógrafos do mercado: o WS80A , criado com alta tecnologia e projetado para realizar exames complexos relacionado à saúde da mulher.

Este aparelho combina imagens 2D com muito mais detalhes e visualizações em 3D super realistas. Com soluções totais 5D, fornece também dados de volume e medidas automáticas. Além disso, o software de realce das imagens mostra alta resolução do útero e da anatomia fetal em 3D . O resultado é maior visualização e nitidez das imagens conferindo mais precisão ao diagnóstico de uma grande variedade de patologias em exames ginecológicos.

 

UTILIZAÇÕES DO NOVO ECÓGRAFO:
Diagnóstico e estadiamento da endometriose
Investigação detalhada da endometriose, permitindo o seu diagnóstico e estadiamento com precisão, sobretudo nos casos de endometriose profunda. Permite avaliar de forma não invasiva se a doença compromete órgãos e estruturas do aparelho urinário (bexiga, ureteres, etc) e do aparelho digestivo (intestinos). Desta forma é possível fazer um mapeamento pré-operatório detalhado (nos casos em que a videolaparoscopia está indicada), o que permite ao cirurgião programar uma abordagem cirúrgica única e definitiva.

– Medida tridimensional e automática dos folículos ovarianos
Durante os tratamentos para engravidar, como é o caso da fertilização in vitro (FIV) e da inseminação intra-uterina ou artificial, o acompanhamento por ultrassonografia da estimulação ovariana tem um papel decisivo na conquista da gestação. O recurso “5D Follicle” encontra os folículos ovarianos automaticamente e mede com precisão o seu tamanho.

-Estudo tridimensional da anatomia uterina
É possível obter imagens detalhadas em alta resolução do útero e da sua cavidade. Malformações uterinas de nascença , bem como alterações ginecológicas adquiridas como cicatrizes ,pólipos e miomas submucosos podem ser visualizadas com nitidez .

– Diagnóstico diferencial entre miomas e adenomiose (adenomiomas)
O efeito ElastoScan™ ajuda a diagnosticar patologias ginecológicas benignas e diferenciar miomas de adenomiose.
OUTROS BENEFÍCOS
– Fotos e imagens do bebê transmitidas para o smatphone
As futuras mamães recebem as imagens do bebê no seu smartphone imediatamente via bluetooth. Hello Mom é um aplicativo para as grávidas que possuem smartphones Android. Estes podem ser conectados ao WS80A para o download de imagens do bebê., e as mães conseguem compartilhar facilmente as imagens de ultrassom ou filmes com toda a família, não importa a distância.É possível também ver as imagens em 3D, basta ter um óculos e um monitor ou TV 3D para uma experiência sem igual.

– Gel aquecido
- Dois níveis de ajuste do aquecedor de gel, mantém o gel de ultrassom a uma temperatura confortável de 30°C a 39°C.

-Monitor de LED 23″
A tela de 23 polegadas do monitor LED oferece maior qualidade de resolução a cores da imagem, bem como maior resolução de LED .

A SABER
ENDOMETRIOSE
O endométrio é a camada de tecido que recobre o útero internamente . Todo mês, os hormônios do ciclo menstrual fazem com que essa camada aumente de tamanho para esperar uma possível gravidez, quando ela não acontece, ele descama sendo eliminado na menstruação. Porém, em alguns casos o endométrio acaba migrando para fora do útero, sendo implantado em órgão como ovários, peritônio, trompas, útero, vagina, intestino e bexiga o que caracteriza a Endometriose . A doença é benigna mas pode ter uma evolução progressiva e ser responsável por importantes prejuízos na vida feminina: dor e infertilidade.

SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são cólica menstrual (90%), dor profunda durante relação sexual, dor pélvica contínua, dor para evacuar, sangramento nas fezes, dor para urinar e sangramento na urina. Os sintomas podem começar cedo e devem ser investigados, já que o diagnóstico tardio permite o agravamento da doença que pode levar à infertilidade. As mulheres com endometriose têm vinte vezes mais chances de se tornarem inférteis.

 

ecógrafo3

ecógrafo2