EmbriologistaNo último dia 25 de julho, foi comemorado o dia do Embriologista. Em homenagem à data, a embriologista Norma Pagnoncelli de Oliveira, do Centro de Reprodução Humana Nilo Frantz, escreveu o artigo abaixo. Confira!

“No dia 25 de julho comemora-se o dia Internacional do Embriologista, data escolhida através de uma enquete entre os profissionais da área que elegeram o aniversário da britânica Louise Joy Brown, primeiro bebê nascido a partir de fertilização in vitro no mundo, para homenagear a nossa categoria.
Louise Joy Brown nasceu há 37 anos em Bristol, Inglaterra e ficou mundialmente conhecida como o primeiro bebê de proveta. O nome do meio , “Joy “, alegria em inglês, foi sabiamente sugerido por um dos responsáveis pelo sucesso da técnica, o ginecologista Patrick Steptoe.

Louise leva mais do que alegria em seu nome , carrega também a satisfação de seus médicos e pais por conseguirem formar uma nova família mesmo quando parecia apenas um sonho impossível, um desafio às leis da natureza, uma expectativa com poucas chances de sucesso , especialmente naquela época.
Assim também nos sentimos, embriologistas que somos, alegres e um pouco responsáveis por fazer parte deste grupo, daqueles que participam deste encontro com a vida, que parte de uma célula, misturada com outra célula e que juntas vão formar um novo ser.
Temos nas mãos firmes e habilidosas a vantagem de presenciar o inicio desta evolução com paciência e metodologia, com rotina e concentração para que tudo aconteça dentro do planejado e com segurança.
Formar família é coisa séria, mais importante do que inicialmente se imagina, é dar seguimento à sua própria existência, criar a oportunidade de compartilhar, de crescer, de envelhecer acompanhado, de poder transmitir cultura e paixões, de trocar ensinamentos de dividir carinhos e multiplicar o amor.
Participar deste sonho é uma satisfação e um privilégio, embalados pelas constantes descobertas e possibilidades da ciência vamos desvendando alguns mistérios e aprimorando a tecnologia.
Ao driblarmos a mãe natureza, ajudamos a gerar novas mães e pais que também vão poder experimentar a plenitude de uma família completa, o que certamente nos enche de orgulho.
Parabéns aos embriologistas que dedicam seu esforço a esta importante missão!”
Norma Pagnoncelli de Oliveira
Embriologista do Centro de Reprodução Humana Nilo Frantz