O 2º Simpósio Internacional Nilo Frantz: Endometriose e Infertilidade, que será realizado em 5 de junho de 2015, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, já tem a presença confirmada do médico francês Charles Chapron, um dos mais importantes pesquisadores no campo da endometriose do mundo, membro da Sociedade Mundial de Endometriose e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e Medicina Reprodutiva II, do Hospital Universitário Cochin, de Paris.

A conferência, aberta a médicos de diversas especialidades, também vai reunir nomes de destaque da área de reprodução humana do cenário nacional. Entre eles, Mauricio Simões Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Ginecologia Minimamente Invasiva e Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês e presidente do 12th World Endometriosis Congress de 2014.

A primeira edição do simpósio ocorreu em junho do ano passado e contou com mais de 170 participantes e 11 palestrantes, entre especialistas belgas e brasileiros, representantes de Estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Mais sobre a endometriose

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve, como trompas, ovários, intestinos e bexiga. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), são cerca de 176 milhões de portadoras no mundo, destes, 5,4 milhões só no Brasil.