O que é?

O Array de Receptividade Endometrial (ERA®) é um teste de avaliação endometrial desenhado, desenvolvido e patenteado pela IGENOMIX. Esta ferramenta diagnóstica molecular permite analisar os níveis de expressão de 238 genes relacionados com o estado de receptividade endometrial. Consiste em um microarray personalizado com sondas para 238 genes, em que se hibridiza uma amostra de RNA obtido do tecido endometrial. Após a hibridização, verificamos as intensidade do sinal e o preditor informático ERA classifica as amostras em função do seu perfil de expressão como Receptivas ou Não Receptivas.

Para que serve?

O teste ERA serve para avaliar o estado do endométrio e determinar se este apresenta um perfil gênico de receptividade ou não no momento da biópsia. No caso de se encontrar um estado Não Receptivo, permite localizar a janela de implantação personalizada para cada paciente.

Para quem e por quê?

Este teste foi realizado em pacientes que apresentaram falhas de implantação com embriões de boa qualidad (pelo menos 3 transferências embrionárias com falhas em mulheres jovens ou pacientes com 37 anos ou mais). Em aproximadamente 25% dessas pacientes foi detectada uma janela de implantação alterada. Este teste está indicado para pacientes com útero aparentemente normal e com espessura endometrial normal, ou seja, casos em que isso não parece ser o problema.

A análise permite determinar a janela de imolantação para cada paciente e estabelecer em função do resultado uma transferência de embriões personalizada.

 

Fonte: Laboratório Igenomix