endometrioseSim!

Estima-se que aproximadamente 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) apresentam endometriose. Destas, 30% a 50% são inférteis. Portanto, 50 a 70% das pacientes com diagnóstico de endometriose engravidarão espontaneamente.

As causas prováveis da infertilidade em pacientes com endometriose são: dano anatômico pélvico (alteração nas trompas, que impede o encontro do óvulo com o espermatozóide), principalmente em casos de doença avançada, além de deficiências ovarianas (alterações hormonais) e alterações do sistema imunológico levando a falhas de implantação e maiores taxas de abortos precoces.

Nas pacientes com endometriose e infertilidade o tratamento de escolha vai depender de uma série de fatores, como: idade da paciente, tempo de infertilidade e gravidade da endometriose. O tratamento de reprodução assistida (Fertilização in vitro) pode sobrepor-se a maioria das dificuldades causadas pela endometriose e então ser a opção para os casos mais severos e/ou naquelas onde outras técnicas não obtiveram sucesso.

Texto: Dra. Simone Mattiello